domingo, 22 de março de 2015

Desculpas

Por favor, desculpem-me se esse texto for ofensivo, ou se você achar que não foi produtivo e perdeu seu tempo ao lê-lo já de antemão.
Devo confessar que sou um pouco fanática pela Língua Portuguesa, é uma das minhas melhores matérias.
Um dos temas que prefiro é semântica... Mas, enfim, vamos ao ponto.
"Desculpa" é um termo que, no nosso português, é utilizado em vários momentos e formas diferentes. Às vezes pode ser dito apenas por causa de um esbarrão no ônibus, ou porque você derrubou o material de alguém, sem querer.
Mas há também aquelas situações um pouco mais intensas, como uma mentira que foi descoberta, e o caluniador tem de "pedir desculpas", ou uma traição, um boato ofensivo, até mesmo uma ação prejudicial feita sem pensar.
Há pouco tempo a utilização da tal palavra em todos esses momentos não me incomodava, afinal a língua portuguesa aqui no Brasil é um tanto quanto folgada aos seus falantes; costumamos utilizar a mesma palavra com vários semânticas, sentidos diferentes. Contudo, no ano retrasado, minha atual professora de Literatura, naquele ano de redação, disse algo que me deixou estatelada. Ela contou que, se alguém pedisse 'desculpa' pra ela, ela responderia 'Não, não desculpo.' e nós, ingênuos alunos de 9º ano/8ª série, perguntamos: 'Por quê, professora?' e ela respondeu: 'Porque a culpa ainda é a sua!'
Parece besta, né? Parece algo óbvio, trivial, mas pare para pensar comigo:
Qual o significado de 'desculpa'? No dicionário diz: "Razão ou motivo para atenuar ou eximir da culpa; justificativa."
-Des- é um prefixo de negação. Ex: 'Desligado', 'Desuso', etc. Então, claramente explicando, quando você usa essa palavra, está pedindo para tirarem a culpa de você. Sei que estou sendo redundante, mas continue seguindo meu raciocínio.
Nas primeiras situações que eu citei acima nada mudou, mas e as mais graves? Será que dá para simplesmente retirar a culpa de alguém que te traiu? Que te apunhalou pelas costas? "Desculpas" realmente resolvem?
Será que tudo realmente tem uma justifica, algo que isenta a razão pela qual alguém fez algo?
Eu acho que não.
'Matei porque ele me roubou.' Ambos cometeram um crime... Mas o assassino iria para cadeia mesmo assim, certo? (Vamos ignorar a justiça brasileira nesse conceito, ok? É só um exemplo.)
É por isso que, agora, eu prefiro o "perdoar", pois é um verbo muito mais significativo, completo; no entanto, difícil. É muito mais vantajoso para você, que cometeu algo, fingir que nada aconteceu, passar uma borracha e viver sua vida. Mentiu? Vamos esquecer e bola pra frente. Traiu? Poxa, desculpa, vamos "deixar pra lá".
É tão fácil assim? Apagou, deletou, não há resquícios do que aconteceu? Será que a outra pessoa realmente tirou da memória o que você fez?
Você pode ter dado uma desculpa, mas será que ela te perdoou?
Porque perdoar é diferente. Mesmo sabendo que você cometeu algo a pessoa não esquece, e a culpa ainda é sua, mas ela te dá uma segunda chance mesmo assim. Não tem essa de justificativa, não tem 'desculpas', não tem 'deixar passar', não tem isenção.
Perdoar é realmente árduo quando você é o agente do verbo, porque rancor é tão mais fácil de se sentir, tão mais fácil de se lembrar. E, para quem cometeu um ato, desculpas são o melhor caminho, pois viver 'culpado' é angustiante, e consciência pesada é extremamente fatigante.
Não estou aqui para mudar nada, apenas para expôr uma opinião. Sei que perdoar realmente é pra poucos.
O nosso mundo ainda vive de desculpas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário